As cervicalgias representam uma das dores mais comuns nas pessoas, nomeadamente as dores no pescoço, sendo ultrapassadas somente pelas dores nas costas. Esta frequência resulta do facto das pessoas, no seu dia a dia, estarem muitas vezes sujeitas a posturas que fomentam a tensão muscular na zona do pescoço e, por conseguinte, a dor.
Os seus sintomas são relativamente fáceis de detetar, pois incluem a dor de cabeça, rigidez muscular, diminuição da capacidade de mover a cabeça, bem como desconforto e dor. Normalmente, as dores no pescoço podem ser debeladas facilmente em casa e não são sinónimo de nenhum problema grave, porém, quando aos seus sintomas convencionais se juntam sintomas como dormência, perda de força nos braços ou mãos, bem como dor severa e persistente, é necessário recorrer a um médico, de forma a identificar as causas subjacentes aos sintomas, bem como a indicar o método de tratamento mais indicado para os mesmos.
Causas das cervicalgias
As cervicalgias são, em muitos casos, despoletadas por fatores mecânico-degenerativos, em que as dores do pescoço resultam do desgaste e do esforço que a coluna cervical sofre. No entanto, estas não são as únicas causas, pois as dores cervicais podem surgir também em resultado de:
- Doenças
- Lesões resultantes de acidentes
- Má postura
- Tensão muscular
Independentemente das causas, é possível usufruir de um leque abrangente de formas de tratamento que ajudam o paciente a recuperar o movimento normal do pescoço e, naturalmente, a eliminar a dor.
Tratamentos para as cervicalgias no Gabinete de Saúde
Os tratamentos indicados para as cervicalgias estão dependentes não só das causas subjacentes às mesmas, mas também dos exames efetuados para se ter uma perceção adequada da magnitude de qualquer potencial lesão que possa influenciar o diagnóstico e o método de tratamento recomendado. No entanto, nas clínicas do Gabinete de Saúde, disponibilizamos aos nossos pacientes várias especialidades não intrusivas que permitem tratar eficazmente este tipo de problema, onde podemos destacar a osteopatia, a acupuntura, bem como a terapia Bowen.
A medicina alternativa é uma opção válida e não intrusiva, através da qual é possível obter excelentes resultados, quer para amenizar a dor, quer para eliminar a mesma. Nesse sentido, em termos de tratamentos alternativos, encontramos: a osteopatia para tratamento de dores cervicais, uma prática que recorre a técnicas específicas para aliviar a tensão dos músculos da coluna cervical e eliminar a dor; a acupuntura para tratamento de dores no pescoço é bastante eficaz, especialmente quando associada aos tratamentos convencionais, permitindo reduzir substancialmente a dor nessa área.
Uma vez que uma parte significativa das cervicalgias resulta da postura inadequada das pessoas no seu quotidiano, é possível prevenir as mesmas mediante a adoção de uma postura correta, não só quando estiver em pé ou sentado, mas também quando estiver a dormir, pois, na cama, a sua cabeça e pescoço deverão estar alinhados com o seu corpo. Contudo, como tal nem sempre é possível, é importante procurar ajuda médica. Deste modo, caso tenha sintomas desta condição, marque uma consulta numa das clínicas do Gabinete de Saúde, para que possa usufruir dos benefícios dos nossos tratamentos não intrusivos para a cervicalgia.