A acupuntura é uma técnica complementar de tratamento da medicina tradicional chinesa, com mais de 5000 anos. Segundo esta terapia complementar oriental, o nosso corpo possui um fluxo de energia (denominado “chi”), que, ao ser interrompido, interfere no equilíbrio do corpo. Como consequência dessa perda do equilíbrio, surge a doença.
A acupuntura visa equilibrar a energia vital do ser humano, através da estimulação de determinados “meridianos” ou canais de energia, onde se localizam “pontos ” específicos que deverão ser estimulados. Este método estimula o próprio organismo a promover e equilibrar as suas funções e também a melhorar o seu funcionamento.
Em Portugal a medicina tradicional chinesa ainda não manifesta grande expressão e os tratamentos de acupuntura apenas se realizam em algumas clínicas, no entanto, os benefícios da acupuntura foram reconhecidos no Brasil, sendo que, já é possível realizar sessões nos centros de saúde brasileiros.
O Gabinete de Saúde é uma clínica situada no coração de Lisboa, que se preocupa com a saúde e o bem-estar de cada paciente, por isso, disponibiliza sessões de acupuntura, que ajudam no alívio da dor, a emagrecer ou simplesmente a relaxar.
Acupuntura é reconhecida como prática terapêutica
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que a acupuntura poderia servir como tratamento principal ou complementar para as mais diversas patologias, como por exemplo: enxaquecas, problemas gastrointestinais, alergias e doenças diversas. Além disso, vários estudos têm demonstrado que a acupuntura apresenta uma influência profunda sobre os problemas físicos e emocionais, sendo recomendável a combinação dessa técnica com outros tratamentos, incluindo a fisioterapia.
Desde o ano de 2002, a OMS procura incentivar a utilização da medicina alternativa em diversos países, devido aos baixos custo e elevados resultados que é possível obter com a utilização desta.
No Brasil esta prática terapêutica foi introduzida no Sistema Único de Saúde – o equivalente ao Serviço Nacional de Saúde português – sendo utilizada para aliviar a dor de milhões de cidadãos, que recorrem diariamente aos centros de saúde brasileiros, pelos mais diversos motivos.
Acupuntura é praticada no Sistema Único de Saúde brasileiro
Introduzida há mais de 20 anos no Sistema Único de Saúde, no Brasil, a acupuntura é uma prática terapêutica, que consiste na inserção de pequenas agulhas nos pontos do corpo que estão em desequilíbrio. Segundo informação divulgada pela G1, o portal de notícias da Globo, no estado de São Paulo, entre 2007 e 2011, o número de sessões de acupuntura realizadas cresceu sete vezes. Em 2011, foram 264 mil aplicações de agulhas com fins terapêuticos, contra 39 mil em 2007. Por sua vez, o número de sessões de acupuntura realizadas no ano de 2012 subiu 11%, comparativamente com 2011.
Os dados não enganam e o sistema de saúde brasileiro é uma prova de que a medicina alternativa pode ser muito benéfica para a saúde. No estado de São Paulo já existem 221 unidades de saúde que oferecem esta técnica. A acupuntura é utilizada, frequentemente, para o tratamento de problemas como ansiedade, insónia e dores agudas ou crónicas (enxaqueca, fibromialgia, dor na coluna lombar, hérnia, artrite e artrose).