Os papos nos olhos surgem por flacidez da pele e depósitos de gordura junto dos olhos (região peri-orbitaria), devido a fatores genéticos ou outros. A face de uma pessoa com estas alterações fica com um aspeto envelhecido, cansado, entristecido, mesmo sendo uma pessoa jovem e cheia de vitalidade, pois os olhos e o seu redor são uma parte importante da estética do rosto e aparência em geral.
A cirurgia estética pode ajudar a eliminar papos nos olhos, no entanto, existem diversas técnicas utilizadas ao longo dos anos para minimizar e eliminar papos nos olhos, como a aplicação de gelo e rodelas de pepino localmente.
Há cada vez mais mulheres a queixar-se destes problemas. O excesso de álcool e tabaco, uma alimentação incorreta ou até mesmo a falta de sono podem provocar o aparecimento de papos. Na sua origem também pode haver uma predisposição genética, para além de outros fatores, como a retenção de líquidos.
As olheiras, pelo contrário, são produto de um excesso de pigmentação na zona inferior do olho, ou também da debilidade dos vasos sanguíneos da zona. Mas ambos os casos têm solução com resultados muito satisfatórios.
Que técnicas cirúrgicas existem para melhorar os papos?
Para melhorar a aparência e reduzir o aspeto pesado e envelhecido, existem várias técnicas cirúrgicas com o objetivo de eliminar papos nos olhos, sem deformações e sem alterações da expressão.
É importante saber e perceber que a cirurgia das pálpebras pode, só por si, não proporcionar um rejuvenescimento geral à face, quando executada isoladamente. Muitos doentes esperam este resultado (rejuvenescimento) apenas com o tirar dos “papos”, o que não é possível, embora só esta cirurgia possa logo dar uma melhoria significativa ao aspeto.
Outros tratamentos médicos complementares podem ser realizados para otimizar o resultado, nomeadamente a injeção de toxina botulínica ou ácido hialurónico, peeling, entre outros que serão devidamente indicados para cada caso.
A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico para remover o excesso de pele das pálpebras, podendo ser realizado exclusivamente na pálpebra superior ou inferior ou em ambas. As pregas cutâneas e as bolsas adiposas são removidas e os sulcos palpebrais melhorados.
A blefaroplastia pode melhorar a pele descaída e eliminar papos nos olhos, podendo ajudar a melhorar a visão de doentes que tenham as pálpebras superiores muito descaídas.
Truques para evitar papos nos olhos
-Não esfregue os olhos pois este gesto irrita a pele e rompe pequenos vasos capilares provocando uma coloração escura e um discreto inchaço.
-Coloque sempre protetor solar ao sair de casa.
-Modere a quantidade de sal pois provoca a retenção de líquidos.
-Todos os cremes prometem resultados mas o ideal é ir experimentando até encontrar um que resulte consigo.
-Evite dormir pouco. Horas insuficientes de sono tornam a nossa pele mais pálida e reduzem a circulação o que, por sua vez, faz sobressair o “negro” debaixo dos olhos.
-Consumo exagerado de cafeína e álcool está diretamente relacionado com o tom escuro das olheiras.
-Deixe de fumar pois o tabaco está associado a problemas vasculares contribuindo para que estes sobressaiam mais ao nível dos olhos.
-Sorria bastante. Apesar de haver quem defenda que rir faz rugas a estimulação dos músculos sobre os vasos capilares abaixo dos olhos é muito importante para reduzir as olheiras.
-Beba muita água para incentivar uma boa circulação e procure seguir uma alimentação saudável e equilibrada.
-A base que aplica sobre as olheiras deve ter um tom mais claro do que aquele que habitualmente aplica e, de preferência, um bege rosado.