Poucas terapias têm obtido os resultados que a fisioterapia tem obtido com a doença de Parkinson.
A doença de Parkinson é uma patologia idiopática que se caracteriza pela morte das células produtoras de dopamina dos gânglios de base. Como estas zonas mediam a transmissão de comandos a partir do córtex cerebral, a sua falência permite a passagem de estímulos indesejados e os primeiros sintomas da doença notam-se nos movimentos lentificados e rígidos, tremores em repouso e instabilidade na postura.
Com a progressão da doença, esta pode tornar-se altamente incapacitante e embora existam procedimentos cirúrgicos e fármacos que ajudam a travar os sintomas, a fisioterapia tem resultados muito positivos no restabelecimento do discurso, mobilidade e qualidade dos movimentos.
Como pode a fisioterapia ajudar doentes de Parkinson?
Como a doença de Parkinson destrói irreversivelmente centros cerebrais responsáveis por movimentos coordenados, a fisioterapia reeduca os pacientes com Parkinson, ensinando-lhes novas rotinas de movimentos e estratégias, procurando assim compensar as limitações de movimentos causadas pela doença.
A fisioterapia atenua as dores e restaura parcialmente a autonomia, contribuindo para uma qualidade de vida superior.
Os efeitos principais da fisioterapia notar-se-ão nos movimentos automáticos altamente comprometidos pela doença. Caminhar, sentar-se ou levantar-se, são capacidades que poderá recuperar pelo menos parcialmente sob a supervisão de um fisioterapeuta qualificado.
As quedas são outro problema de quem sofre de Parkinson. Neste caso, a fisioterapia pode ajudá-lo a ganhar confiança e evitar as quedas, mas também ensina novas estratégias para voltar a levantar-se, caso sofra uma queda.
A relação fisioterapêutica é por isso uma relação de grande empatia e afinidade, a ligação entre paciente e terapeuta essencial para o sucesso de qualquer recuperação.
Como estamos perante uma doença progressiva, com sintomas que se tornam progressivamente mais graves, não deve esperar até os seus movimentos estarem verdadeiramente comprometidos. Se sofre de Parkinson em estado inicial, procure obter desde logo os benefícios da fisioterapia em lisboa.
O que pode a fisioterapia fazer por mim?
O objectivo da fisioterapia é prevenir ou tratar todas as disfunções do aparelho locomotor, sejam estas genéticas, congénitas, traumáticas ou degenerativas. Trata-se por isso de um poderoso auxiliar para reabilitação na sequência de acidentes que comprometam a capacidade do indivíduo para desempenhar as suas actividades físicas quotidianas normais.
Uma variante específica da fisioterapia é a neurológica, que como o nome indica lida com as incapacidades locomotoras de origem neurológica, nomeadamente esclerose múltipla, acidentes vasculares cerebrais (AVC), paralisia cerebral e doença de Parkinson, entre outras.
O cancro é também uma patologia que pode levar a forte comprometimento das funções motoras individuais, quer pelo curso normal da doença, quer pela agressividade dos tratamentos que provocam fadiga extrema. A fisioterapia oncológica prescreve por isso rotinas de exercício adequadas às capacidades e necessidades de cada paciente, possuindo rotinas específicas para alterações respiratórias, alívio da dor, fibroses e retracções cicatriciais, além perturbações vasculares, entre outras complicações.
Como exemplo de uma perturbação vascular associada a doença oncológica, podemos invocar o edema linfático, também conhecido por linfedema, um inchaço dos tecidos devido ao comprometimento dos vasos linfáticos. Para auxiliar os pacientes, a fisioterapia recorre a um conjunto de técnicas que – como no caso da doença de Parkinson – não se limitam à aplicação de massagens ou exercício físico, mas incluem a procura activa por novas estratégias para execução dos momentos. Esta reaprendizagem implica por isso um esforço tanto físico quanto psicológico, e parte da missão da fisioterapia é devolver ao paciente a confiança, a perseverança e a resiliência mental para poder ser uma força motriz da sua própria cura.
A Clínica Gabinete de Saúde possui uma clínica de fisioterapia em Lisboa e Carnaxide onde encontrará ao seu dispor toda a gama de técnicas de fisioterapia para combater todas as patologias e complicações para as quais é indicada. Podemos assim tratá-lo de forma eficaz e devolver-lhe a qualidade de vida que sente estar a perder.
Mas não tem de facto de a perder. Contacte-nos e encontraremos juntos a terapêutica mais adequada para os problemas que o afligem, para darmos juntos os passos necessários à sua recuperação.