O Journal of Clinical Oncology publicou recentemente um estudo que comprova que pacientes com cancro da mama verificaram uma diminuição dos sintomas colaterais provocados pelos tratamentos, através do recurso a serviços de medicina alternativa.
São, de facto, cada vez mais as pessoas que procuram outros tratamentos complementares à medicina convencional, como forma de tratar as suas doenças e eliminar sintomas respeitantes a diversos problemas de saúde. Sabe-se, por exemplo, que uma clínica de naturopatia pode oferecer soluções de grande eficácia a muitas patologias. Como? Simplesmente através da natureza.
O que é a naturopatia?
A naturopatia, ou medicina natural, atua ao nível da educação, da prevenção e da cura, defendendo que o corpo pode curar-se a si próprio, desde que seguindo os princípios da natureza.
Utilizando recursos naturais como ervas e alimentos, em vez de fármacos sintéticos e cirurgias, qualquer clínica de naturapatia baseia a sua atuação não apenas no tratamento, mas também no diagnóstico e na prevenção – e, para isso, são realizados diversos exames clínicos, como a palpação, a avaliação das unhas, o controlo do pulso, a observação da fala, da língua e dos ouvidos, entre outros.
Praticando uma medicina de interligação mente–corpo, a naturopatia recorre a outras técnicas complementares, como a homeopatia, a fitoterapia e a nutrição, focando-se na análise das causas e nas origens psicossomáticas da doença, e não nos seus efeitos. O objetivo da naturopatia passa, então, pela remoção de todos os obstáculos ao funcionamento normal do corpo.
Para isso, aplicam-se forças naturais para restaurar as capacidades de recuperação e promover o processo de cura, ajudando a libertar as toxinas existentes no corpo e promovendo os seus processos metabólicos.
Não apresentando quaisquer riscos para a saúde dos pacientes, a naturopatia pode ser realizada em qualquer pessoa (desde crianças, a grávidas e idosos), sendo muito eficaz no tratamento dos seguintes problemas:
- anemias
- artrite
- alergias
- dores menstruais
- stresse
- problemas de pele
- diabetes
- menopausa
- problemas de origem psicológica
- osteoporose
- patologias do tubo digestivo
- desintoxicação
- má circulação.
A naturopatia não oferece apenas um sistema de auto-cura do nosso corpo, como tem um papel muito importante ao nível da orientação das pessoas para aotarem novos estilos de vida que, sendo cumpridos, lhes oferecerá uma vida longa e saudável.
Como é que a alimentação pode ajudar a prevenir e tratar doenças?
A própria medicina convencional defende que a alimentação é essencial para a saúde do nosso corpo. A naturopatia parte do mesmo pressuposto, defendendo que o que comemos se reflete no nosso organismo, existindo alimentos que se sugerem para evitar ou tratar determinadas doenças:
- problemas gastrointestinais: açafrão-da-índia, aipo, alcachofra, alecrim, coentros, espargos, hortelã-pimenta, linhaça, lúcia-lima e papaia são algumas plantas indicadas para o tratamento de problemas gastrointestinais;
- doenças reumáticas: abacate, açafrão-da-índia, aipo, harpalo, ulmária, ananás, alcaçuz, papaia e salgueiro-branco são plantas medicinais conhecidas pelo seu poder anti-inflamatório e analgésico, sendo essenciais para tratar estas patologias;
- excesso de peso: aipo, alfarroba, borragem, cacau, café, canela, chá verde, feijão, figueira-da-índia, garcínia e laranja amarga são conhecidos na pelas suas propriedades adelgaçantes;
- cancro: açafrão-da-índia, calêndula, chá verde, ginseng, tomate e alho são muito utilizados em vários tipos de cancro, durante ou após os tratamentos convencionais;
- gripes e constipações: açafrão-da-índia, alcaçuz, equinácea, orégãos e sabugueiro são algumas das plantas recomendadas no tratamento de gripes e constipações.
A naturopatia enfatiza, assim, a capacidade intrínseca que o corpo tem para se autocurar, através de uma série de princípios naturais, dos quais a alimentação faz obviamente parte. Outros tratamentos podem passar, por exemplo, pela hidroterapia, pela aromaterapia e por terapias florais – sempre com base nos recursos que a natureza nos pode oferecer.