Juntamente com tratamentos para celulite eficazes, os portugueses recorrem cada vez mais à prática de exercícios físicos ao ar livre, nomeadamente a corrida, para combater essas – e outras – imperfeições estéticas. Apesar da actual crise económica, os ginásios continuam a ser encarados como um complemento adequado quer para controlar, quer para quantificar o treino.
Saiba mais sobre tratamentos para celulite, através do Gabinete de Saúde
Tratamentos para celulite e corridas na rua: uma dupla imbatível
Esta vontade crescente de conjugar tratamentos para celulite com umas corridas ao ar livre foi evidente com a recente Meia-Maratona de Lisboa, que decorreu no passado dia 22 de Março. Afinal, cerca de 40 mil pessoas inscreveram-se nesta iniciativa – e em provas associadas.
Mas este não é um caso isolado: já a última edição da Corrida de São Silvestre em Lisboa tinha contado com a participação de 10 mil atletas e a Meia-Maratona dos Descobrimentos foi percorrida por 4700. Está provado: os portugueses gostam de correr… e até pagam por isso!
Na opinião de Rosa Mota, a maior atleta portuguesa em distâncias longas de todos os tempos, «os portugueses já interiorizaram que é importante fazer exercício físico. Não há nada melhor do que correr ao ar livre para esquecer os problemas do dia-a-dia. Deixou de haver aquela vergonha de correr na rua».
A mesma visão é partilhada pela maratonista portuguesa Jéssica Augusto, autora do manual «Do primeiro quilómetro à maratona», escrito para «quem perdeu a vergonha de correr na rua e teve coragem de abandonar uma vida sedentária». «Recordo-me de que, no começo da minha carreira, até tinha algum embaraço por fazer corrida na rua, porque não via mais ninguém a fazê-lo. Na altura, comentavam que não devia estar bem da cabeça por simplesmente correr na rua», lembra a atleta.
Peça mais informações sobre celulite com o Gabinete de Saúde
Portugal reúne as melhores condições para a realização de corridas de rua
Por outro lado, os ginásios são um complemento dessas actividades e os efeitos da crise parecem diminuir gradativamente. «Realmente, há cada vez mais pessoas que optam por fazer exercício físico na rua, sobretudo corrida, o que era altamente improvável há uma década. No entanto, mantém-se uma procura bastante elevada a nível de ginásios», constata Marco Graça, um dos responsáveis pela área operacional do Holmes Place.
Sendo assim, os treinos outdoors ganham uma maior importância, como o confirma Amâncio Santos, gerente do clube Fitness Hut Amoreiras: «Estamos a assistir a um crescimento de personal trainers que fazem os seus treinos ao ar livre».
Aliás, Portugal é um país que reúne as melhores condições para a realização deste tipo de exercícios. O clima é o destaque, nomeadamente na época estival. De resto, é no Verão que os ginásios acabam por registar uma maior queda, visto que a corrida «fora de portas» se transforma numa óbvia primeira opção.
Fontes: SAPO Lifestyle, SAPO Desporto e Diário de Notícias
Por isso, concilie as corridas outdoors com os tratamentos para celulite disponibilizados pelo Gabinete de Saúde